Transtornos mentais são disfunções no funcionamento do cérebro, que podem atingir pessoas de qualquer idade e causam sofrimento e prejudicam a qualidade de vida do paciente.
Só no Brasil, 20 milhões de pessoas são atingidas pelos transtornos mentais, sendo a terceira causa de afastamento do trabalho, segundo o Ministério do Trabalho.
Entre os transtornos mais comuns, estão a Depressão, o Transtorno Bipolar e a Esquizofrenia.
A Depressão atinge cerca de 15% das pessoas e é caracterizada por uma tristeza profunda por mais de 2 semanas, perda de interesse nas atividades que antes davam prazer, irritabilidade, insônia e falta de energia, entre outros.
O Transtorno Bipolar provoca variações imprevisíveis no humor, variando entre depressão e mania (impulsividade e comportamentos excessivamente extrovertidos).
A Esquizofrenia é o principal transtorno psicótico, que provoca distúrbios da linguagem, pensamento, percepção, atividade social, afeto e vontade .Os sintomas mais comuns são alucinações, delírios e pensamento desorganizado.
É importante ressaltar que esses e os demais transtornos mentais têm tratamento, com cura em muitos casos e substancial melhora da qualidade de vida para todos os pacientes.
Se você ou alguém que você conhece apresenta sintomas de transtornos mentais, procure um psiquiatra.