Divertida Mente - Um filme sobre emoções, para toda a família.

By in
11814
Divertida Mente - Um filme sobre emoções, para toda a família.

Divertida Mente é uma animação da Pixar, lançado no Brasil em 2015, que personifica as emoções da personagem principal.

No cérebro de Riley, uma menina de 11 anos que acabou de se mudar de cidade, fica a sala de controle, onde a Alegria, a Tristeza, o Medo, a Nojinho e o Raiva controlam os seus comportamentos.

Por conta da mudança de cidade, as coisas saem um pouco de controle e é a partir daí que as emoções são postas à prova.

Em Divertida Mente, são apresentados também os conceitos de memórias-base, memórias de curto e longo prazo, traços de personalidades, pensamento, esquecimento, sono e sonhos.

As emoções

Bastante didático para crianças e adultos, o foco principal da animação é o papel das emoções apresentadas como personagens.

A Nojinho é responsável por manter Riley saudável. “… Ela basicamente evita que Riley se envenene fisica e socialmente”. Divertida Mente, Pixar, 2015.

O Medo, essencial para a manutenção da vida, “… manda bem no quesito segurança” Divertida Mente, Pixar, 2015.

O Raiva está sempre estressado e tenta lutar contra as injustiças do mundo. Solta fogo pela cabeça quando alguma situação o tira do sério.

A Tristeza, apesar de descrita negativamente desde o começo, com a Alegria tentando se livrar dela o tempo todo, tem papel fundamental na personalidade da Riley. Falaremos mais, à frente.

A Alegria, primeira emoção a chegar no Centro de Controle, é o centro de todas as emoções, foi a protagonista das principais memórias e traços de personalidade da Riley, desde antes do nascimento.

A tristeza

A vida não é feita só de alegria e a animação faz uma crítica muito bem construída a respeito da premissa imposta pela sociedade de que temos de ser felizes o tempo todo. A tristeza ajuda a formar quem somos e como reagimos à situações e no desenvolvimento da maturidade.

Em Divertida Mente, a Alegria acaba percebendo que a Tristeza é fundamental para Riley e passam a trabalhar juntas. A menina, então, começa a ressignificar suas memórias e, o motivo principal de toda a bagunça na sala de controle (a mudança de cidade), passa a ter memórias parte felizes pelo que foi vivido, parte tristes por não fazer mais parte do dia a dia. É o amadurecimento das emoções.

Divertida Mente nos ensina que não existe emoção melhor ou pior, que muita alegria é ruim, que as memórias influenciam a sua personalidade.

É um filme divertido e emocionante, que nos faz pensar as próprias emoções e entender que é fundamental para a nossa saúde mental entender como as emoções funcionam.

54321
(6 votos. Média 4.17 de 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *