Mais comum do que parece, a depressão durante a gravidez é a o transtorno psíquico mais prevalente durante a gestação.
Embora a gravidez indesejada seja um fator de risco, infelizmente, desejar e planejar a gravidez não é “vacina” para evitar a depressão gestacional, que tem como outros fatores de risco:- ansiedade;- estresse;- histórico de depressão;- apoio social deficiente;- problemas conjugais;- complicações da gestação; etc.
Um dos grandes riscos da depressão gestacional, é o comprometimento do desenvolvimento fetal. As gestantes com depressão tendem a ter menos cuidado com a própria saúde, o que prejudica o desenvolvimento do bebê e aumenta as chances de parto prematuro e bebê com baixo peso.
Os sintomas da depressão gestacional podem ser facilmente confundidos com os sintomas da própria gravidez, porém se você ou alguém que você conhece está grávida e apresenta há mais de 2 semanas: problemas alimentares; distúrbios do sono; desprazer em atividades antes satisfatórias; diminuição da libido; sentimento de culpa; e iminência de pânico, procure ajuda! Existem tratamentos seguros para a depressão na gravidez.