Surto coletivo: Existe explicação?

By in
63
Surto coletivo: Existe explicação?

No começo deste mês, os jornais de todo o país repercutiram um possível surto coletivo de ansiedade, nos alunos de uma escola no Recife.

Naquele dia, 26 alunos começaram a ter uma crise de ansiedade generalizada. Primeiro um, depois outro e depois outros, começaram a suar muito, apresentar temores e alguns chegaram a desmaiar. Eles choravam e tinham dificuldade para respirar. O SAMU enviou 6 ambulâncias e 2 motos, e um total de 16 profissionais para socorrer os alunos.

Mas como e por que isso aconteceu?

Estudos por todo o mundo têm relacionado esses eventos ao estresse provocado pela Covid-19. A volta às aulas depois de tanto tempo, somada à semana de provas, parecem ter funcionado como gatilho.

Já fragilizados e mais sensíveis do que o comum na pré-pandemia, a empatia desencadeou o efeito cascata, assim como ocorre quando alguém boceja ou tem uma crise de risos, levando os demais a repetirem o comportamento.

Esse episódio serve de alerta para que estejamos atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Aparentemente menos sensíveis aos efeitos do isolamento social, muitos têm apresentado sinais e sintomas de irritabilidade, ansiedade e depressão, e precisam de atenção e cuidado profissional.

54321
(0 votos. Média 0 de 5)
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *